Raças de Cães


Akita -
os akitas são cães muito corajosos, afetuosos e companheiros.

 O akita é um cão geralmente afetuoso, seguro, protetor e bem corajoso.  Outra característica importante dos cães akitas é a paciência que possuem.  Usa os latidos somente em ocasiões necessárias. Costuma uivar quando está necessitando de alguma coisa. É uma raça de cães possessiva com relação aos donos e território. Esta característica torna o akita um ótimo cão de guarda. Para atender os chamamentos do dono necessita ser educado e adestrado desde cedo.




Basset Hound - São animais sensíveis e dóceis, excelentes para quem tem crianças.
 Possui um faro bem desenvolvido, sendo um excelente cão caçador. O Basset Hound é uma raça muito companheira e de comportamento calmo e amigável. São animais sensíveis e dóceis, excelentes para quem tem crianças. Por gostarem de atenção, não é recomendado deixar este cão sozinho. Por ser uma raça com faro apurado, é comum perseguirem, na rua, pedestres, pássaros e outros animais. Logo, é recomendado ao dono sair com o cão portando coleira. É uma raça difícil de ser adestrada. Costumam latir quando querem alguma coisa. Costumam comer muito. Para gastar a energia acumulada, gostam de brincar e fazer caminhadas.
 

Beagle - os beagles são ativos, gostam de brincar e apresentam-se quase sempre alegres.
 Os beagles são ativos, gostam de brincar e apresentam-se quase sempre alegres. Apresenta habilidades voltadas para a caça. É fácil de ser adestrado. Não apresenta características de agressividade, sendo muito independente. É muito inteligente e esperto nas atividades cotidianas. Necessita praticar atividades de elevado consumo de energia. Ideal para criar em casas com quintal grande. É um animal com fácil adaptação para a vida doméstica.


Border Collie - São muito inteligentes e atentos. 
Os cães da raça border collie possuem uma enorme habilidade para atuar como pastores, pois são descendentes de cães pastores da Escócia. São muito inteligentes e atentos. Possuem características que facilitam muito o adestramento. Desenvolvem uma grande amizade, obediência e respeito com o dono. Possuem uma grande agilidade e não ficam cansados facilmente.  Necessitam praticar atividades com alto gasto de energia.  Esta raça não é recomendada para viver em apartamento. Caso isto ocorra é necessário levar o animal para caminhadas diárias.






Buldogue Inglês - um cão inteligente e fiel 
- Os buldogues possuem fama e aparência (fisionomia) de cães bravos. Porém, são bem amigáveis, alegres e adoram brincar. Atacam, para se defenderem, somente quando são agredidos com violência. É uma raça de cão muito teimosa.  É uma raça muito inteligente e extremamente fiel ao dono.  Possuem pouca necessidade de atividades físicas. Adaptam-se facilmente em ambientes pequenos. Porém, assim como todas as raças de cães, necessitam de caminhadas diárias caso habitem em apartamento. Se bem adestrados, apresentam características de excelente higiene e obediência. Ótimo cão para companhia, costuma integrar-se facilmente ao ambiente familiar. 





Cão Maltês - são fáceis de serem adestrados, adaptando-se facilmente ao rítmo de vida dos donos.
O cão maltês é muito agitado, necessitando de atividade física. São fáceis de serem adestrados, adaptando-se facilmente ao rítmo de vida dos donos. São inteligentes e rápidos para aprenderem coisas novas. Não gostam de ficar sozinhos por muito tempo. São ótimos cães de companhia. Gostam de brincar e são dóceis. Porém, costumam estranhar outros cães e pessoas não conhecidas. Apresenta-se quase sempre feliz (quando bem tratado) e adora demonstrar carinho e afeto.


 
Chihuahua - possui um temperamento dócil, porém quando provocados, tornam-se nervosos e irritados.

- Possui um temperamento dócil, porém quando provocados, tornam-se nervosos e irritados.São cães inteligentes e muito espertos. Apegam-se facilmente aos donos, tornando bons companheiros. Por serem pequenos, adaptam-se facilmente em ambientes pequenos (casas com quinta pequeno, apartamentos). Possuem o instinto de caça, podendo perseguir e capturar pequenos ratos. Tornam-se ciumentos com relação ao dono.




 Chow-Chow - Afetuoso, porém demonstra pouco esse sentimento.
Possui um comportamento dócil (quando bem tratados), porém é necessário que o dono faça um trabalho de socialização (com pessoas e outros animais). Possuem uma natureza rebelde e não aceitam atitudes desrespeitosas. É uma raça de cachorro muito independente e inteligente. É um cachorro difícil de ser adestrado. É afetuoso, porém demonstra pouco este sentimento. Quando querem carinho, costumam colocar a pata debaixo da cabeça ou lamber o dono. Possuem o instinto de caça. Na cidade, podem caçar ratos, pássaros ou outros animais de pequeno porte. Costumam latir pouco, porém quado latem é porque alguma coisa esta errada.

 
 

Dálmata - demonstram facilmente, através de latidos ou manifestações corporais, o que estão querendo.
- Os dálmatas são cães inteligentes.Demonstram facilmente, através de latidos ou manifestações corporais, o que estão querendo. Possuem o faro desenvolvido, pois fazem parte da família de cães farejadores. Com os donos e pessoas conhecidas apresentam um comportamento tranqüilo. Com pessoas desconhecidas podem ser agressivos. Esta característica faz do dálmata um ótimo cão de guarda. Quando acostumados, costumam manter um bom relacionamento com outros cães e até mesmo algumas espécies de animais.Os dálmatas são cães companheiros.


Dobermann - Otimo cão de Guarda 
Os dobermanns são muito velozes, podendo atingir até 60 km/h. Os cães desta raça são atentos, transformando-se em ótima opção para a guarda de casas e empresas. Possuem um temperamento firme e estável. São obedientes, quando adestrados corretamente. É considerada uma das raças de cães mais inteligentes. Os dobermans são ágeis e rápidos em suas ações. Possuem uma mordida muito forte.
 

 

Dachshund - os cachorros desta raça são amigáveis, ciumentos e também corajosos.
- Os dachshund são cães corajosos, protetores e também muito ciumentos. Tem ciúmes do dono e também dos outros integrantes da família.Adaptam-se muito bem no ambiente familiar, mantendo bom relacionamento com adultos e crianças. São bem amigáveis e adoram brincar. Os cães desta raça possuem boas habilidades (faro, rapidez e perseguição) para caça, capturando facilmente animais de pequeno porte (ratos, coelhos pequenos, lagartos, etc.) e também pássaros que estejam ao seu alcance.Podem incomodar a vizinhança, pois possuem latido alto e bem forte.
 

Dogue Alemão - o corpo do dogue alemão é forte e musculoso. Saiba mais.
Os cães desta raça são inteligentes e espertos
- Quando adestrados corretamente, transformam-se em ótimos cães de guarda. São utilizados para proteção de pessoas e patrimônios (casas, empresas). Com seus donos são calmos, tranqüilos e obedientes. Como apresentam um corpo grande e musculoso, necessitam de grandes quantidades de alimento para viver adequadamente. Com pessoas desconhecidas, apresentam-se um comportamento de desconfiança. Podem atacar para proteger o dono ou a residência onde vivem. 


Fila Brasileiro - para serem adestrados necessitam de um bom trabalho.

O fila brasileiro possui um comportamento instável. Em algumas situações ficam tranqüilos, em outras muito agressivos, podendo agir com violência. Possui um grau de inteligência bem alto. Para serem adestrados necessitam de um bom trabalho. Necessitam de grandes espaços para viverem. São utilizados com eficiência como cães de guardas (residências ou empresas) e de guia. 

Fox Paulistinha - saiba mais sobre esta raça de cachorro desenvolvida no Brasil.

- O fox paulistinha é um cão independente. Possui um comportamento marcado pela alegria e agitação. É um ótimo cão para crianças, pois adoram participar de brincadeiras.O fox paulistinha é muito ágil e inteligente. O adestramento desta raça de cão é feita de forma rápida e tranquila.Com a família mantém um comportamento tranquilo e carinhoso, porém estranham muito a chegada de estranhos.Por serem muito observadores, são ótimos para fazer o papel de cães de guarda e alerta. São também indicados como cães de companhia.
 

Golden Retriever - informações sobre esta raça de cachorro de origem britânica.
- São excelentes cães de companhia e também de caça.São amigáveis, confiáveis, dóceis e muito apegados aos integrantes da família.Possuem de forma bem desenvolvida a habilidade de buscar objetos.O temperamento dos goldens retriveres é equilibrado.Necessitam de atenção, afeto e carinho dos donos.Por serem tranquilos, costumam receber bem as visitas em casa.São inteligentes e aprendem facilmente os comandos e orientações de seus donos. Portanto, os cachorros desta raça são fáceis de serem adestrados. Os cães desta raça adoram caminhar tranquilamente e também correr. Porém, como são ativos, precisam sempre de atividades.
 

Husky Siberiano - são espertos e atentos, percebendo facilmente tudo que ocorre ao seu redor.
- O husky siberiano é uma raça que gosta de brincar. Necessita de grandes espaços para queimar a energia. São espertos e atentos, percebendo facilmente tudo que ocorre ao seu redor. São carinhosos e companheiros. Possuem instinto de caça, podendo perseguir e matar gatos, ratos, coelhos ou outros animais de pequeno porte. Podem se tornar agressivos quando atacados por outros cães. A expectativa de vida desta raça é de 10 a 15 anos de idade. Possuem o hábito de lamber o pêlo como medida de higiene.  Podem ser adestrados, porém não assimilam completamente o treinamento.
 

Lhasa Apso -
o temperamento do lhasa apso é bom, porém é um cão muito temperamental.

- O lhasa apso é um cachorro inteligente e obediente.Costuma, nos primeiros momentos, ficar desconfiado com estranhos. Costuma latir pouco, porém é atento a qualquer coisa fora do normal. O temperamento do lhasa apso é bom, porém é um cão muito temperamental. É um bom cão de guarda e companhia. Não necessita de muita atividade física. Costuma ficar horas deitado, buscando o carinho do dono. Curiosidade: Na Antiguidade, fazia a guarda dos templos religiosos no Tibete. Os monges preferiam o lhasa apso como cão de companhia, pois acreditavam ser um animal sagrado. 


Labrador - Otimo nadador, inteligente e docil. 
O labrador é muito brincalhão e ativo. São fiéis e muito obedientes. Gostam muito de exercícios físicos, principalmente nadar. Possuem habilidades, quando treinados, para atuarem como guias, assistentes e na prática da caça. São facilmentes adestrados e treinados para funções específicas.  Adaptam-se muito bem a todos os integrantes da família. Não são solitários, portanto, necessitam da companhia dos membros da família. Possuem muita e energia, logo necessitam de muita atividade física.
 


Mastim Napolitano -
é atento a tudo que acontece de estranho ao seu redor.

- O mastim napolitano é um ótimo cão de guarda. É atento a tudo que acontece de estranho ao seu redor .Necessita de grande quantidade de alimentação, diariamente. Costuma comer de 2 a 3 quilos de alimento por dia. Necessita de caminhadas diárias para gastar as calorias adquiridas pela grande quantidade de alimentos que ingere.  Pode se tornar agressivo caso o dono incentive este comportamento. Neste caso torna-se perigoso seu contato com outras pessoas ou animais. Possui uma tendência para a obesidade.
  

Pastor Alemão - é atento a tudo que acontece de estranho ao seu redor.
- O pastor alemão é de uma raça fácil para ser adestrada, pois é muito inteligente. Muito utilizado como cão de guarda. Muito ágil, rápido e esperto. Tem um olfato bem desenvolvido, sendo utilizado no resgate de corpos soterrados ou para procurar drogas ou armas. Quando bem adestrado é muito obediente. Tem facilidade para aprender comandos e orientações em treinamentos específicos. O pastor alemão é um excelente cão para companhia. Possui um latido prolongado. Importante para avisar que algo de errado está acontecendo.Em função destas qualidades é muito utilizado pelas polícias em diversos países. 

Pequinês -
o pequinês é um cão de comportamento caracterizado pelo ciúme e teimosia.

- O pequinês é um cão de comportamento caracterizado pelo ciúme e teimosia. Para conviver bem com as pessoas e outros animais, necessita de um treinamento e socialização. Caso contrário, pode ter momentos de agressividade com pessoas desconhecidas ou outros cães. Costuma não obedecer muito bem as ordens do dono.  É um cão ativo e, embora adapte-se muito bem em pequenos ambientes, necessita de atividades físicas e caminhadas. É um cão fiel que protege os donos em casos de perigo. Por ser um cão de porte pequeno, costuma alimentar-se de pequenas quantidades. 


Pinscher Miniatura -
costumam latir para estranhos ou em situações estranhas.

- Os pinschers possuem um temperamento bem marcante: são ousados, corajosos, curiosos e apegados.Costumam latir para estranhos ou em situações estranhas. Embora seja pequeno, possui o instinto de cão de guarda. São cães leais e inteligentes. Os pinschers adaptam-se facilmente em ambientes pequenos como, por exemplo, apartamentos. Costumam comer acima das necessidades, desenvolvendo tendência para a obesidade. Sem treinamento e socialização, esta raça pode tornar-se agressiva.- Precisam de socialização com outros cães, pois podem atacar cachorros maiores do que ele.
Curiosidade: a expectativa de vida de um pinscher miniatura saudável é de 15 anos de idade.
  

Pit bull -
os pit bulls são inteligentes e quando adestrados corretamente, tornam-se obedientes.

- O pit bull é um cão ágil e com grande impulso muscular. Necessitam de um trabalho específico de treinamento e socialização para não se tornarem agressivos. Diante de sua força, a agressividade pode colocar em risco pessoas e outros animais. Devem circular em espaços públicos com focinheira e coleira, conduzidos por pessoas com força física. Os pit bulls são inteligentes e quando adestrados corretamente, tornam-se obedientes. Possui muita energia e vontade, além de necessidade de praticar atividades físicas. Atenção: O cruzamento indiscriminado e a utilização destes cães em rinhas de combate, geraram exemplares violentos de pit bulls. Há casos de cães que escaparam da casa ou do dono e atacaram pessoas, levando-as a morte. O melhor adestramento inicial para um Pit bull é Amor e Carinho.
 

Poodle - os poodles são bem brincalhões e inteligentes.
Os poodles são bem brincalhões e inteligentes.Possuem agilidade nas atividades físicas. Adaptam-se muito bem em ambientes pequenos como, por exemplo, apartamentos. Não necessitam de grande quantidade de atividade física. São carinhosos com o dono e pessoas conhecidas. Possuem o instinto de caça, podendo perseguir roedores, pássaros e outros animais de porte pequeno. Gostam e necessitam muito de companhia, principalmente do dono. São extremamente criativos em suas atitudes.
 

Pug - são cachorros companheiros, dóceis e alertas.
Os Pugs são excelentes cães de companhia, pois possuem um comportamento dócil e amistoso. São cães com ótima capacidade de atenção, pois estão alertas grande parte do tempo. É um cão sociável, com grande capacidade de adaptação a ambientes e pessoas diferentes.
OUTRAS INFORMAÇÕES:São também conhecidos como Pug chinês, Carlin e Mops.
- O formato achatado do focinho dos pugs dificulta a respiração, que é ofegante. Em função disso, não suportam ficar em locais fechados por muito tempo, podendo até morrer com problemas respiratórios.
 

 Rhodesian Ridgeback - Um grandalhão forte, ágil e companheiro
O Rhodesian Ridgeback é um cão forte, musculoso e de grande porte. É um cão fácil de ser criado e mantido pois é limpo e obediente. Não é barulhento nem briguento.Se necessário é muito ativo e veloz. Mas também é um ótimo companheiro para momentos de relax. È capaz de ficar horas estirado no tapete enquanto o seu dono lê um jornal ou revista. Com crianças é paciente e nunca se mostra agressivo.A característica mais marcante e que identifica a raça, é o pêlo na linha do dorso crescendo na direção oposta ao restante do corpo (Ridge). A sua altura varia de 61 a 69 cm e o seu peso entre 29 e 39 Kg.
A sua pelagem é curta, densa e brilhante com cor trigo pálido ou fulvo avermelhado. Uma pequena mancha branca no peito e na ponta dos dedos também é a
ceita



Rottweiler - necessitam de ambientes amplos para desenvolverem atividades físicas.
Esta raça caracteriza-se pela coragem, resistência e agilidade. São companheiros, obedientes e fiéis ao dono.  Não aceitam muito bem a presença de pessoas estranhas se criados para esta finalidade. Mas se criados com carinho e tendo contato com pessoas, muito provavelmente se tornará um animal sociável. São ótimos como cães de guarda de residências ou empresas.  Necessitam de ambientes amplos para desenvolverem atividades físicas.  Não gostam de permanecer presos ou acorrentados. Necessitam de adestramento nos primeiros meses de vida. Observação: Devem circular em espaços públicos com focinheira e coleira, conduzidos por pessoas com força física.
 

São Bernardo - possuem uma excelente habilidade no trabalho de resgate.
 O cão são bernardo possui uma expressão de alerta e atenção. São vigilantes e muito ativos. Possuem um temperamento, dócil calmo e amável.
- São ótimos como cães de guarda. São muito leais com os donos. Possuem uma excelente habilidade no trabalho de resgate. O faro desta raça é bem desenvolvido.
  

Schnauzer miniatura -
os cachorros desta raça são simpáticos, sociáveis, amigos e inteligentes.

Os cães desta raça são obedientes, simpáticos e afetuosos. São bem fáceis de serem adestrados. Costumam aprender rapidamente os comandos básicos do adestramento. São muito fiéis ao dono. Adoram receber carinho e atenção. São sociáveis com seres humanos, gostando de participar das conversas e algumas atividades humanas. Portanto, não gostam de ficar sozinhos. Costumam latir muito quando são desprezados, estão sozinhos ou ouvem barulhos. Costumam se relacionar bem com cães de outras raças, desde que não entrem em seu território. Gostam de crianças com quem costumam estabelecer um bom relacionamento.Vivem bem em espaços pequenos (casas sem quintal, apartamentos), desde que fiquem no mesmo local que o dono. São corajosos, higiênicos (desde que ensinados) e inteligentes.
OUTRAS INFORMAÇÕES:
- São ótimos para vigiarem casas e locais de trabalho. Também atuam muito bem como cães de companhia.São bem ativos, principalmente na infância. Adoram brincar com coisas que se movimentam rapidamente. Gostam de caçar ratos e insetos como, por exemplo, baratas e outros insetos.
  

Sharpei -
saiba mais sobre este cachorro de raça de origem chinesa.

- O sharpei é um cão independente, calmo e leal. Costuma ser um cão bem afetuoso com a família. Pode ficar estressado na presença de outros cães desconhecidos. Costuma ser dominante com relação ao território. Recebe ordens apenas de seu dono. É também um cão teimoso, pois tem suas vontades próprias. Costuma não aceitar carinho ou toques de pessoas estranhas.


Shih-Tzu -
adaptam-se muito bem em ambientes pequenos como, por exemplo, apartamentos.

O Shih-Tzu adora receber carinho do seu dono. São dóceis e amáveis. Adaptam-se muito bem em ambientes pequenos como, por exemplo, apartamentos.  Quando treinados para necessidades fisiológicas, tornam-se muito higiênicos. Não dormem em locais usados para suas necessidades.  Adoram ficar esparramados em chão de piso frio.  Bebem muita água. Curiosidade: testes de DNA realizados, comprovaram que a shih-tzu é uma das raças de cães mais antigas do mundo.
  

Yorkshire Terrier -
é muito sociável, tornando-se um grande companheiro dos integrantes da família.

 O yorkshire terrier é uma raça de cão ativa e participativa. Possui um comportamento carinhoso e doce .  É muito sociável, tornando-se um grande companheiro dos integrantes da família.  Adora brincar e participar de atividades divertidas.  Gosta de receber atenção, principalmente do dono.  Um comportamento típico desta raça é o andar atrás do dono. Quando recebe atenção, costuma retribuir com atitudes amáveis. Adapta-se facilmente em locais pequenos como, por exemplo, apartamentos e casas sem quintal.


 SRD (SEM RAÇA DEFINIDA) VIRA-LATA, TOMBA LIXO - SÃO CÃES ELÉTRICOS, TIPO LIGADOS NO 220V.
 Um dos aspectos mais interessantes do vira-lata é a sua variedade. Encontram-se SRD´s de todas as cores e tipos, de todos os temperamentos. Ainda existem algumas características, como o fato de que costumam ser muito inteligentes e afetuosos, variando de acordo com as características herdadas. Normalmente o SRD resgatado das ruas tem um temperamento mais dócil, companheiro e vigilante que os outros cães.


DEPOIMENTOS REAIS:  
"Meu cachorro é extremamente pentelho, vive me provocando, as vezes acho que ele pensa que é gente. É muito genioso, tipo, ele decide por ele mesmo, se bater com o que eu estou falando ele faz, se não, simplesmente olha pra minha cara e continua fazendo o que estava fazendo.
Mas em contra partida, é muito carinhoso e cuidadoso, pois muitas vezes ele vai pra rua comer os lixos alheios, e traz um pouquinho pra mim achando que passo fome.
Bem, meu nenego é assim, doidão mas bonzão!"  - Cachorro: Hórus - Tutor: André.


"Meu cãozinho, ainda é bebê, porém suas atitudes não condiz com filhotinho, calmo, sereno, tranquilo, carente de carinho e de brincadeiras. Nãão, muito ou totalmente ao contrario, ele parece movido por um proprio sistema gerador de energia, nem energia 24hs, nem energia eletrica daria conta de carregar suas baterias. Ele é muito pentelho, não para um segundo, roe tudo o que achar na frente, inclusive seu nariz se vc se arriscar a simplesmente beija-lo por carinho. Deixe as portas de sua casa aberta para ver o que meu cãozinho faz: - Ele desce seu quarto abaixo em piscar de olhos, minhas roupas são o forte dele. Ele carregou meu sutiã para grama, passando pela sala e varanda..."  - Cachorro: Bily - Tutora: Camila


   
Eis as caracteristicas de um SRD na tabela a baixo;


 

Category: